Tudo sobre o Conjunto Paisagístico do Mirante
- visitesaogeraldo
- 18 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de mai. de 2024
O Conjunto Paisagístico do Mirante foi tombado em 24 de novembro de 2020, em decorrência de sua importância histórica para a economia local e para a rede de tráfego no decurso da Estrada de Ferro Leopoldina. Essa localidade é constituída pela Estação Mirante, Casa de Turma, Capela de Nossa Senhora dos Viajantes, Caixa d'água da Ferrovia e Corte de Agrião.
A Estação Mirante tinha por função básica a descarga de mercadorias e a manutenção da ferrovia, sendo que não era visualizado o embarque/desembarque de pessoas. A Casa de Turma, por sua vez, servia de hospedagem para os homens que trabalhavam com a manutenção das Vaporentas, ao passo em que a Capela de Nossa Senhora dos Viajantes foi o espaço eleito para que esses pudessem professar sua fé.

Capela de Nossa Senhora dos Viajantes
Fonte: Divisão de Cultura e Turismo

Fonte: Divisão de Cultura e Turismo
No que se refere ao Corte de Agrião, segundo as histórias locais, a água que escorria entre as rochas possuía efeitos curativos e regenerativos, favorecendo o crescimento de agrião e avencas na localidade, assim como a cura de trabalhadores que se encontravam acometidos por tuberculose. Outrossim, a Caixa d'água da ferrovia tinha por função básica o abastecimento e resfriamento das Maria Fumaça.
Em vista disso, se pode dizer que a região é contemplada por belezas naturais e artefatos históricos de grande valia, ademais, por ser em uma área afastada do município e estar em altitude elevada, são destaques a sua tranquilidade e clima ameno, perfeitos para piqueniques, campings e caminhadas. O Conjunto está aberto para visitação ao longo de todo o ano, mas se recomenda cautela em épocas chuvosas.

Fonte: Divisão de Cultura e Turismo
Nos siga no Instagram: @visitesaogeraldo.mg
Comments