Conhecendo o Escadão e o Cruzeiro em São Geraldo (MG)
- visitesaogeraldo
- 18 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de mai. de 2024
A Escadaria Álvaro Marques de Lima, inaugurada em 1985, representou um ganho significativo ao se tratar da mobilidade e qualidade de vida daqueles que residiam no "Morro do Querosene", localizado no Bairro Santo Antônio, dado que, anteriormente, ali se encontravam morros declivosos e elevados, que tornavam as caminhadas e transporte de pessoas altamente problemático, sobretudo, no que diz respeito a condução de pessoas enfermas.
Por sua relevância, o Escadão foi inventariado pelo Conselho Municipal de Patrimônio, de modo a garantir a manutenção de sua existência e integridade para as futuras gerações. Outrossim, por ser local de passagem, a visitação pode ser realizada em todos os dias do ano, em qualquer horário.

Fonte: Divisão de Cultura e Turismo
Em relação ao Cruzeiro, esse é o outro símbolo de religiosidade Cristã, se colocando na parte mais elevada do Escadão. Segundo os moradores, a edificação teria sido criada nas primeiras décadas do século XX, contudo, não há um consenso sobre sua idade. Além disso, há uma série de histórias, lendas e mitos que rondam o local, tal como a necessidade de molhar sua base, de modo a trazer chuva em tempos de estiagem.

Fonte: Divisão de Cultura e Turismo

Fonte: Divisão de Cultura e Turismo
Nos siga no Instagram: @visitesaogeraldo.mg
Comments