top of page
Buscar

Conhecendo as Praças e os Casarões de São Geraldo (MG)

Atualizado: 3 de mai. de 2024

A partir da invasão dos bandeirantes e extermínio dos povos indígenas Croatas, Coropós e Caétes, houve a fixação de fazendas atribuídas a portugueses e brasileiros na região. Na época, São Geraldo ainda era subserviente a São João Batista do Presídio, isto é, Visconde do Rio Branco, tendo sua emancipação político-administrativa apenas em 1948.

Como já visto em outra publicação, na medida em que se criavam novos povoados, se fazia comum a criação de capelas e praças nas imediações, de tal forma que a existência dessas edificações sinaliza para a "centralidade" da área em questão. No caso de São Geraldo, 4 são as praças de maior proeminência, a saber: Praça dos Ferroviários, Praça Raul Soares, Praça Santo Antônio e Praça de Monte Celeste. Essas se constituem como ponto de encontro dos são-geraldenses, além de aglutinarem serviços comerciais e equipamentos de lazer.


Fonte: Divisão de Cultura e Turismo


No tocante aos Casarões, se diz que grande parte foram dizimados pela especulação imobiliária e iniciativas de modernização, todavia, alguns se mantém em pé, seja por iniciativa familiar ou por esforços advindos do Conselho de Patrimônio Municipal. Ao contrário das praças, que podem ser visitadas a todo momento, a visita aos Casarões deve ser comunicada e aprovada pelos proprietários.



Nos siga no Instagram: @visitesaogeraldo.mg


 
 
 

Comments


bottom of page