top of page
Buscar

Conhecendo a Estação Mirante em São Geraldo (MG)

Atualizado: 30 de abr. de 2024

O município de São Geraldo está alocado na parte central da Zona da Mata mineira, apresentando um relevante cenário físico natural, assim como um conjunto de patrimônios materiais e imateriais que contam a história centenária de uma população amável e calorosa.

Entre os bens de maior importância se encontram àqueles que remontam o período Imperial e a presença da Estrada de Ferro Leopoldina, sendo eles: a Estação São Geraldo e a Estação Mirante.

A Estação São Geraldo, fundada em 1881 e inaugurada pelo próprio D. Pedro II, servia para o embarque/desembarque de mercadorias, sobretudo, café, e, posteriormente, para a circulação de pessoas. Na contemporaneidade, o espaço foi reformado e ressignificado, de modo que se tornou um Museu Ferroviário (com artefatos ligados a ferrovia em exposição) e Biblioteca Municipal, ambos abertos para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17.


Fonte: Divisão de Cultura e Turismo.


Em relação a Estação Mirante, se diz que essa se encontra em uma posição elevada em relação ao restante do município, de forma que seu uso estava ancorado em pequenos reparados e transporte de funcionários. Outrossim, o Conjunto Paisagístico do Mirante foi tombado em 2020, esse contando com os monumentos "Casa de Turma", "Capelinha de Nossa Senhora dos Viajantes", "Corte de Agrião" e "Caixa d'água da Ferrovia", ademais, na localidade são encontradas quedas d'água e nascentes, fazendo com que o espaço se destaque por sua beleza cênica, clima ameno e tranquilidade.


Fonte: Divisão de Cultura e Turismo


Fonte: Divisão de Cultura e Turismo


Nos siga no Instagram: @visitesaogeraldo.mg

 
 
 

Comentários


bottom of page